- Origem do nome:
O nome Fuxico tem uma origem no mínimo peculiar.
Surgiu por causa das mulheres do interior do Nordeste do Brasil, que se reuniam para costurar e aproveitavam para fazer intrigas e mexericos: fazer fuxicos.
Passo a Passo:
- recorte o molde do tamanho desejado, lembre-se: o tamanho final de cada fuxico vai ser aproximadamente a metade do diâmetro do círculo que você cortar. Se quiser, use uma tampa de um recipiente redondo como molde.
- depois, fixe o molde sobre o tecido e recorte contornando-o. Se preferir, use giz de tecido para riscar os moldes no tecido. Recorte quantos círculos quiser.
- alinhave em volta de todo o contorno, bem próximo da beirada do círculo. Ao terminar o alinhavo, ou seja, ao chegar novamente ao ponto inicial, puxe a linha para franzir, formando uma flor, arremate o alinhavo.
- repita o processo fazendo muitas flores. Uma vez que elas estiverem prontas, una-as dando pequenos pontos nas laterais, até formar a peça desejada.
Para se inspirar:
Chaveiros, acessórios, bolsas, almofadas. Agora que você já sabe como fazer o fuxico, confira alguns modelos que a equipe do ACESSA. com separou para você se inspirar. Com um pouco de criatividade, você pode dar um visual novo a almofadas e roupas, ou ainda criar peças novas.
SITE: www.acessa.com/mulher/arquivo/artesanato.
Neste caso, as mães receberam dois círculos para fazer "fuxico" com seu filho, em um momento agradável, que será relatado depois no papel que acompanhou o tecido. Essa "lição de casa", foi o início da confecção do presente. Os dois fuxicos prontos voltaram para a escola e viraram uma flor, com uma borboleta no meio (botão), "plantada" em um vasinho decorado pelas crianças.
Depois embalados e entregues à elas na homenagem do Dia das Mães.